
Hoje em dia a Páscoa é mais um dia para o comércio vender muito e as fábricas de chocolate faturarem milhões com uma variedade imensa de ovos de chocolate de todos os tipos e sabores!
A Páscoa perdeu o verdadeiro sentido e a maioria das crianças só pensam em quantos ovos de chocolate vão ganhar.
Eu me lembro da Páscoa quando era criança. Levávamos muito a sério a semana santa. A minha família era muito católica. Comíamos peixe durante toda a semana e íamos à missa na Sexta feira Santa. No Sábado de Aleluia, Judas era queimado na praça, depois de um testamento hilário ser lido em alto e bom som, sobre para quem ele deixava seus pertences pessoais. Geralmente era um boneco representando Judas cheio de bombas e fogos de artifício e depois que o testamento era lido, ele era queimado ao som de música e alegres gritos e algazarra e a noite sempre terminava em festa. Eu achava aquilo muito divertido.
No domingo, íamos á missa de novo, e depois tínhamos um almoço típico baiano, com uma mesa cheia de delíciosos pratos típicos que sempre ajudávamos mainha na cozinha, preparando os quitutes tipo: vatapá, caruru, moqueca de peixe, feijão de leite, angú, arroz de côco, etc. Dá água na bôca só de pensar. ô coisa boa! Bons tempos!
Já quando os meus filhos eram pequenos, pintávamos ovos coloridos, e fazíamos cestinhas decoradas com todo tipo de guloseimas que escondíamos para fazer a caça aos ovos, cheias de chocolates e doces e eles adoravam. Era muito divertido. Sempre líamos juntos a história da Pascoa na Biblia para entender o seu verdadeiro significado. Sempre assistíamos filmes Bíblicos e históricos. Era uma ocasião muito educativa e religiosa em primeiro lugar. Depois era a comunhão eo companherismo e as comidas gostosas e doces que também sempre faziam parte.
Alguns pensamentos sobre a Páscoa:
A Páscoa não é coelhinhos bonitinhos nem ovos coloridos. Para nós que conhecemos Jesus, é muito mais. É quando comemoramos a Sua vitória sobre a morte e o túmulo. A Páscoa é o cumprimento do amor de Cristo. —Amanda White
A páscoa é a festa cristã mais importante do ano, quando se comemora a ressurreição de Jesus três dias após Sua crucificação. Assim como o Natal, o significado desta data pode se perder no meio de nossas tradições, muitas vezes herança do nosso passado pagão.
O jornal australiano Sun-Herald conduziu uma pesquisa para saber o que a população pensava da Páscoa. Seguem-se os resultados na ordem em que as opções foram apresentadas: ovos de chocolate (54%), feriado prolongado (39%), Show televisivo de Páscoa (21%), festa religiosa (20%).
O arcebispo católico de Sydney lamentou: "Para muitas pessoas a Páscoa é isenta de sentido religioso, não passa de mais uma festa".
Alguns estudiosos acreditam que a festa da "Páscoa" deriva de uma celebração a Eastre, nome anglo-saxão de uma deusa germánica da primavera e da fertilidade, que tinha início em 21 de março, o dia do equinócio no hemisfério norte. O coelho simbolizava a fecundidade devido à sua alta taxa de reprodução. Nesse festival as pessoas se presenteavam com ovos de cores fortes representando o resplendor da primavera ou os usavam para campeonatos de rolar ovos. — Empurravam ovos uns contra os outros e o que demorasse mais para rachar era o vencedor.
Páscoa é uma comemoração de vitória, triunfo e conquista. Então pense nas coisas boas e positivas. É o momento para se esquecer dos pesares, sofrimentos ou desencorajamento e se concentrar no que é alegre e vitorioso.
A Páscoa é sinônimo de perdão. Estamos perdoados e temos o poder de perdoar por causa da Páscoa!
Feliz Páscoa! Espero que desfrutem da Páscoa com seus familiares e amigos e tenham alegres momentos juntos comemorando a Vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário