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Por Frank Grazian
Um estudo recente publicado no Journal of Business Communication revelou que bons ouvintes têm cargos mais elevados e são promovidos com mais frequência do que os que não sabem tão bem escutar os outros.
Muitos executivos acreditam que saber ouvir é vital para o sucesso de uma firma. Lee Iacocca, executivo chefe da Chrysler, uma vez disse que escutar pode fazer a "diferença entre uma firma medíocre e uma ótima firma".
Infelizmente, muitos peritos reparam que gerentes e executivos têm a tendência de saber falar melhor do que ouvir - porque estão acostumados a que as pessoas "os ouçam".
A seguir estão diversas dicas que podem ajudar todos nós a sermos melhores ouvintes.
* Dedique mais de 50% do seu tempo a escutar, principalmente se você for o gerente. E não dê a sua opinião até ter dado aos seus empregados a chance de primeiro expressarem os seus pontos de vista.
* Escute idéias, não só fatos. Escutar só os fatos freqüentemente impede você de entender o que a pessoa que fala está querendo dizer.
* Evite tirar conclusões precipitadas quando alguém está falando. Não antecipe o que a pessoa está tentando dizer.
* Procure manter o interesse no que a pessoa está dizendo, ainda que seja comprido e enfadonho. Evite a tendência de sonhar acordado. Você tem que se esforçar para escutar.
* Não avalie nem julgue como algo é dito. Continue escutando as idéias e evite a tendência de ficar chateado com palavras agressivas que talvez o molestem.
* Nunca apresse nem interrompa a pessoa que fala. E não mude de assunto até ter certeza que a pessoa terminou.
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