segunda-feira, 6 de julho de 2009

O VERDADEIRO MARKETING


Alguém me mandou esta matéria que achei fantástica. Temos muito que aprender com este homem simples que é um vitorioso e um exemplo de que tudo é possível, com trabalho duro, amor pelos demais e fé em Deus.

Vale a pena ler e aprender com quem transformou 12,00 em 158.000,00 por mês

Ontem assisti a uma palestra do David, que se intitula como o segundo
camelô mais famoso do Brasil, perdendo apenas para o Silvio Santos, e
gostaria de compartilhar com todos vocês o que vi e aprendi ontem. Na
minha opinião, uma das melhores lições de vida e de marketing que já vi.
Há 17 anos atrás ele era cortador de cana na divisa entre o Rio e o
Espírito Santo, quando arrumou um emprego na Polygram e veio morar na
cidade, em um barraco que alugou na Rocinha. Dois anos depois foi
demitido, e não conseguindo pagar o aluguel, foi despejado.
O porteiro do prédio em que ele "morava" sob a laje se sensibilizou com
a situação, emprestou os R$ 12,00 e ele foi à farmácia. A caminho da
farmácia, ele pegou aquele dinheiro com as duas mãos, segurou firme e
pediu a Deus que "o iluminasse para sair daquela situação aflitiva."
Ele disse que "deu um negócio" na cabeça dele, e ao invés de ir para a
farmácia, ele foi a uma distribuidora de doces. Comprou os R$ 12,00 em
balas e drops, e em duas horas dos R$12,00 fez R$ 36,00. Dos R$ 36,00
pegou R$12,00 e comprou o remédio, mais R$ 12,00 pagou o empréstimo e os
outros R$12,00 foi o seu capital de giro inicial.
Hoje, 15 anos depois, ele fatura R$ 158.000,00 por mês, sendo
R$ 38.000,00 com sua barraca de salgados, doces, sucos e R$ 120.000,00
com as palestras que ministra, principalmente para o público executivo
de empresas, como empresários, presidentes, diretores e gerentes
(Bradesco, C&A, TAM, etc.).
Existe mais de 80 matérias sobre sua vida e seus resultados na mais
diferentes mídias no Brasil (Estadão, Folha, Carta Capital, Jornal
Nacional, Jornal da Globo, Programa do Jô, Marília Gabriela, Adriane
Galisteu, etc, etc, etc,) e no mundo (EUA, Canadá, Japão, Inglaterra,
etc.).
Foi entrevistado no programa do David Letterman (mais famoso programa de
entrevistas do mundo), ficou no hotel que hospeda os entrevistados do
programa, no quarto ao lado do Mel Gibson. No dia, a entrevista do Mel
Gibson durou 11 minutos e a do David 22 minutos.
David ensina em suas palestras lições de vida e de marketing, que seguem
algumas listadas abaixo:
- Sua barraca tem base de dados de 5000 clientes. Com isso ele sabe o
perfil dos seus clientes, o que preferem, quanto gastam;
- Envia email no dia do aniversário, cumprimentando e dando um brinde
tipo pacote de biscoitos ou um chocolate;
- Aumentou seu faturamento em 30% explorando o que ele identificou como
sendo o horário da fome: às 15:00h sabia que vários dos seus clientes
tinham fome mas tinham preguiça de descer e comprar os produtos. A
partir disso criou um call center (que na verdade é o celular dele) onde
atende os chamados e faz as entregas;
- Tem o drive-thru, um local onde os clientes param o carro e são
atendidos, sem que os mesmos precisem descer do carro;
- Tem o cai-cai, se um cliente está comendo e o produto cai no chão ele
dá um novo na hora;
- É patrocinado pela Losango Financeira (que paga para ele usar os
uniformes com o logo dela), fez parceria com a United Airlines onde
promove concursos e ganha em troca passagens aéreas para ele e a
família;
- A Tostines cedeu 3 guarda-chuvas tipo Fórmula 1 para que, nos dia de
chuva, ele possa ir buscar os clientes do outro lado da calçada: quando
o cliente entra embaixo do guarda chuva, ele aponta um papelzinho
pendurado na armação indicando um prêmio que o cliente ganhou;
- Fez a campanha Boca Limpa, onde fez convênio com uma clínica
odontológica e quando os clientes atingiam determinado valor consumido,
ganhavam uma limpeza bucal. Nessa ocasião ele teve o caso de dois
clientes que não tinham quase nenhum dente na boca perguntando ao David
como eles ficavam nessa promoção: Na hora ele criou outra promoção para
esses dois clientes que após um determinado volume de consumo em
produtos, esses clientes ganharam uma dentadura;
- Ou seja, ele encanta os seus clientes SEMPRE, com muita criatividade e
ousadia!
Ele é referência nas principais Universidades que tratam de marketing no
país e está estendendo essa fama ao exterior;
Quando perguntam a ele se esses gastos não dão prejuízo para a operação
dele, ele diz: "marketing bem feito é assim, você dá um passinho para
trás e, com calma, dá três passos para frente."
Em relação às suas considerações sobre a vida, ele pensa que:
- A vida é dura para quem dá mole;
- Faça sempre negócio pensando pelo seu cliente: se você vende um
produto que você sabe que não será bom para seu cliente, a médio e longo
prazo você fez um mau negócio - isso ele chama de "marketing negativo";
- Aja com honestidade: O que você faz para o mundo volta para você, da
mesma maneira.
- Quando os amigos lhe provocam dizendo: "tá com grana, carrão, agora
vai trocar a patroa de 50 por duas de 25", ele responde: "Quando eu
morava na rua, passando frio, fome e medo, um dia eu disse para minha
mulher: meu amor, por que você não volta para casa dos seus pais por
enquanto, pelo menos lá você tem um abrigo, e tem comida para se
manter."
Ela disse: "Eu escolhi você para ser meu companheiro, seja na alegria ou
na tristeza, seja na dor ou no amor, seja na pobreza ou na riqueza"
- Ele termina: "Meus amigos, cuidado com as ilusões, isso é que é uma
mulher de verdade!"
- E que "a família é o melhor e mais precioso tesouro que podemos ter"

Este é o link do site da banca do David que atende pelo call center ou pela internet
www.bancadodavid.com



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