
Em termos simples, o humanismo é o homem tentando resolver seus problemas sem recorrer a Deus.
-TIM LAHAYE, THE BATTLE FOR THE MIND
(A BATALHA PELA MENTE)
O humanismo é a religião que endeusa o homem e destrona Deus.
-HOMER DUNCAN, SECULAR HUMANISM (HUMANISMO SECULAR)
A perspectiva do humanismo é que o homem dispõe de apenas uma vida, cujo propósito maior é a felicidade própria e isso dispensa a sanção ou o apoio de fontes sobrenaturais, já que, de um jeito ou de outro, o sobrenatural não existe.
-CORLISS LAMONT, THE PHILOSOPHY OF HUMANISM (A FILOSOFIA DO HUMANISMO)
O humanismo tem por meta colocar o homem como o valor supremo do universo e o único capaz de resolver os problemas do mesmo.
-JOHN EIDSMOE, THE CHRISTIAN LEGAL ADVISOR (O CONSULTOR JURÍDICO CRISTÃO)
O humanismo consiste em colocar o homem no centro de todas as coisas e torná-lo o padrão segundo o qual tudo deve ser medido e pesado. Significa que o homem se basta, dispensa todo e qualquer conhecimento, exceto o que ele próprio é capaz de descobrir e prescinde de qualquer padrão externo pelo qual suas ações possam ser aferidas.
-FRANCIS SCHAEFFER, MANIFESTO CRISTÃO
ESTEIOS DE DESCRENÇA
Assim como existem os “esteios da fé” - pessoas que servem de modelos para os adeptos das suas respectivas religiões - o humanismo secular conta também com seus principais pensadores ou “esteios”. Aqui estão algumas de suas citações:
• É muito melhor ser temido que amado. -NICCOLO MACHIAVELLI
(1469-1527)
• O conhecimento sobre o outro mundo pode ser adquirido aqui, bastando para isso que se abra mão de parte da inteligência necessária para este mundo. -IMMANUEL KANT (1724-1804)
• Não há nenhum ponto no cristianismo em que a moralidade e a religião tenham contato com a realidade. Crer significa não querer conhecer a verdade .
-FRIEDRICH NIETZSCHE (1844-1900)
• O objetivo da minha vida é destronar Deus.-KARL MARX
(1818-1883)
• O verdadeiro crente se encontra em uma posição atualmente protegida contra certas neuroses, pois ao aceitar a neurose universal poupa-se da tarefa de formar as próprias.-SIGMUND FREUD (1856-1939)
• As coisas são exatamente aquilo que aparentam ser, e além disso... não há nada.-JEAN-PAUL SARTRE (1905-1980)
Nenhum comentário:
Postar um comentário