terça-feira, 12 de maio de 2009

Fatos e Relatos

Houve um período na vida de Donatello em que ele foi para Pisa executar algumas obras, e a gente de Pisa as achou tão lindas que, no seu êxtase, cumularam o escultor de elogios. Mas, por estranho que pareça, o escultor não gostou desse louvor excessivo. Ele declarou que tinha que voltar para Florença pela razão caprichosa de que, num lugar onde ele era louvado por todos em breve esqueceria o que sabia, se tornaria preguiçoso e presumido, ao passo que na sua terra, em Florença, ele era notoriamente insultado e criticado, e assim era forçado a sempre produzir o melhor, "as críticas constantes o forçavam", como ele mesmo disse, "a estudar e conseqüentemente a fazer maiores realizações."



Quando Michelangelo recebeu a incumbência de decorar as paredes da Capela Sistina, se recusou. Ele nunca havia feito um trabalho desses e disse que não era capaz. Mas disseram-lhe que a sua recusa não seria aceita. Quando viu que não havia outra alternativa sem conseqüências desagradáveis, misturou suas tintas e pôs-se a trabalhar. E foi assim surgiu a obra-prima da pintura mundial. Poucas pessoas se dão conta de todas as suas capacidades até que alguma necessidade as obriga a tentar algo que elas sempre consideraram impossível.

*******

Haverá algo mais chato do que varrer o chão? Murray Spangler, o chefe de secção de uma loja uma grande loja em Canton, Ohio, não era da mesma opinião, ainda que a poeira o fizesse espirrar e tossir. Muitos homens teriam desistido e pedido demissão, mas em vez disso, Spangler decidiu achar uma melhor maneira de varrer o chão. "Por que não eliminar a vassoura", ele se perguntou "... talvez se eu usasse alguma coisa que aspirasse a poeira...?"
A indagação de Spangler deu origem a um aspirador de pó rudimentar, mas que funcionava, e que ele convenceu um negociante de couro a financiar. O nome do negociante era H. W. Hoover.

*******

Na África Ocidental levou quatorze anos para o primeiro convertido entrar para a igreja. Na África Oriental dez anos; na Nova Zelândia passaram nove anos antes do primeiro batismo e mais dois anos até conseguirem um membro para a igreja; no Tahiti levou dezesseis anos antes da primeira colheita de almas.
William Carey trabalhou sete anos antes que o primeiro convertido hindu fosse batizado. Na Birmânia, Judson trabalhou por sete anos antes de conseguir um convertido, e escreveu uma vez para Inglaterra:
"Rogo às igrejas que tenham paciência. Se chegasse aqui algum navio para me levar para qualquer outra parte do mundo, eu não abandonaria o meu campo de missão. Digam aos irmãos que o sucesso é tão certo quanto a promessa feita por um Deus fiel."

*******

Uma das histórias preferidas de Ward Beecher é a de um jovem que procurava emprego numa fábrica na Nova Inglaterra, nos EUA. Este pediu para falar com o dono, e se deparou com um homem nervoso e inquieto, que aparentava má saúde devido à sua preocupação. A única vaga aqui", disse ele ao candidato, "é a de vice-presidente. O homem que aceitar esse trabalho deverá carregar todas as minhas preocupações."
- Esse é um trabalho bem duro, - disse o candidato, - qual é o salário?
- Eu -lhe pagarei dez mil dólares por ano se você se encarregar de todas as coisas que me preocupam.
- De onde o sr. vai tirar esses dez mil dólares? - perguntou o candidato meio desconfiado.
- Essa, meu amigo, - respondeu o dono, - é a sua primeira preocupação.

*******

As coisas poderiam ser piores, suponhamos que os seus erros fossem publicados diariamente como os de um jogador de futebol?

*******

Se você não acertar na primeira... bem, você está dentro da média.

*******

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails