segunda-feira, 6 de abril de 2009

A Páscoa


A Páscoa não é coelhinhos bonitinhos nem ovos coloridos. Para nós que conhecemos Jesus, é muito mais. É quando comemoramos a Sua vitória sobre a morte e o túmulo. A Páscoa é o cumprimento do amor de Cristo. —Amanda White

O que ela realmente significa?

A páscoa é a festa cristã mais importante do ano, quando se comemora a ressurreição de Jesus três dias após Sua crucificação. Assim como o Natal, o significado desta data pode se perder no meio de nossas tradições, muitas vezes herança do nosso passado pagão.

O jornal australiano Sun-Herald conduziu uma pesquisa para saber o que a população pensava da Páscoa. Seguem-se os resultados na ordem em que as opções foram apresentadas: ovos de chocolate (54%), feriado prolongado (39%), Show televisivo de Páscoa (21%), festa religiosa (20%).

O arcebispo católico de Sydney lamentou: "Para muitas pessoas a Páscoa é isenta de sentido religioso, não passa de mais uma festa".

Coelhinho da Páscoa? Um monte de chocolate? Caça aos ovos? Onde tudo começou?

Alguns estudiosos acreditam que a festa da "Páscoa" deriva de uma celebração a Eastre, nome anglo-saxão de uma deusa germánica da primavera e da fertilidade, que tinha início em 21 de março, o dia do equinócio no hemisfério norte. O coelho simbolizava a fecundidade devido à sua alta taxa de reprodução. Nesse festival as pessoas se presenteavam com ovos de cores fortes representando o resplendor da primavera ou os usavam para campeonatos de rolar ovos. — Empurravam ovos uns contra os outros e o que demorasse mais para rachar era o vencedor.

No entanto, apesar da celebração pagã de antigamente, a Páscoa hoje em dia possui muitas tradições profundas comemoradas no mundo todo.

As crianças da igreja grega ortodoxa são vistas às vezes batendo ovos pintados de vermelho uns nos outros enquanto uma diz: "Cristo ressuscitou", e a outra responde: "É verdade, Ele ressuscitou!"

Na cidade de Bethlehem, nos EUA, no dia da Páscoa a banda de trombones da comunidade morávia vai pela cidade tocando hinos cristãos antes do Sol raiar chamando os fiéis para o culto do amanhecer no velho cemitério morávio. E durante a celebração os trombones entoam ritmos alegres recepcionado o Sol à medida que ele vai despontando no horizonte.

No hemisfério norte, a Páscoa está ligada à Primavera, quando novas plantas brotam por todos os lados. Lembro-me das belas magnólias e cornisos florindo em toda a sua glória e enchendo o ar com sua doce fragráncia na Páscoa.

No Japão vi lírios silvestres brotando em muitos campos durante a Primavera. É uma flor muito usada como símbolo da Páscoa, geralmente nos adornos da época. A alvura da flor nos lembra que Jesus nos pegou, sujos como somos, e nos limpou e, assim como os lírios brotam depois de um longo inverno, também Cristo renova a nossa vida através da esperança que a Sua ressurreição nos dá.

Muitas pessoas comemoram a Páscoa acendendo velas. Na Rússia os cristãos ortodoxos fazem uma vigília de oração na véspera da Páscoa. Acendem uma vela grande no altar para representar Jesus, a luz do mundo, e a partir dela todos os presentes acendem suas próprias velas. Esta tradição representa a disseminação da luz de Cristo no mundo.

São muitas as interpretações da história da Páscoa em diferentes peças teatrais no mundo. Talvez a mais famosa seja interpretada pelos moradores do vilarejo de Oberammergau, no Sul da Alemanha. A primeira apresentação deu-se no ano de 1634 com a participação dos moradores, em gratidão por não terem sido dizimados por uma peste. Exceto em três ocasiões, a peça tem sido apresentada a cada década desde 1680.

Nos países da Europa Oriental um cordeiro é um símbolo importante da Páscoa. É o alimento que muitos servem para a refeição, ou fazem um bolo no formato de um cordeiro.

Diversas passagens no Novo Testamento se referem a Jesus como o Cordeiro de Deus.

É surpreendente que exatamente no dia em que Jesus foi crucificado, o cordeiro da Páscoa estava sendo sacrificado no Templo judaico. De acordo com Êxodo 12:5, os cordeiros da Páscoa precisavam ser "imaculados". Os cristãos acreditam que Jesus era imaculado, sem pecados, e que a Sua morte concede o perdão dos pecados e a salvação a todos que O aceitarem como Salvador.

João Batista, ao ver Jesus, afirmou: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo!" (João 12:9, Edição Contemporánea Almeida)

Como Ele ressuscitou, nós recebemos a promessa da vida eterna no Céu após a nossa morte.

A Páscoa é uma época para se comemorar o recomeço. Deixe Jesus tocar a sua vida, caso Ele ainda não o tenha feito. Ele lhe dará não só o Céu após esta vida, mas também uma nova e maravilhosa chance aqui e agora.

Ele está sempre orando por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails