
Muitas pessoas reclamam que está mais difícil do que nunca fazer amigos. E têm razão. O motivo disso é que existem menos oportunidades para as pessoas se conhecerem e interagirem.
Muitos de nós passamos os nossos dias envolvidos com máquinas em vez de com pessoas. Trabalhamos com computadores e quando voltamos para casa nos sentamos na frente da televisão. Resultado: o tempo que passamos com as pessoas fica reduzido... e as oportunidades de nos relacionarmos com os outros também.
Além disso, a nossa sociedade tomou um ritmo mais acelerado. Isso significa que as pessoas têm menos tempo para se conhecerem.
Muitas pessoas têm dificuldade em fazer amigos porque são tímidas e acham que não deveriam forçar os outros a agüentar a sua presença. Pessoas assim se retraem e ficam relutantes em dar um passo para conhecerem e travarem amizade com outras.
A armadilha: todos nós temos uma zona de conforto; uma área em que é relativamente fácil nos relacionarmos com as outras pessoas. Essa área é composta de pessoas que nós já conhecemos: os nossos parentes, colegas de trabalho, velhos amigos. Qualquer coisa que exija que passemos além dessa área nos causa desconforto e medo.
Exemplo: numa reunião ou numa festa, a maioria das pessoas imediatamente procura alguém que já conhece para conversar, ao invés de abordar alguém que não conhece e se apresentar.
Embora fazer amigos e manter amizades envolva uma variedade de aptidões, existem algumas regras básicas que qualquer um pode seguir...
* Vencer a timidez. Grande parte da timidez é falta de autoconfiança. Antes de você poder aceitar novos amigos, tem que aprender a se aceitar, e isso requer estar ciente de si mesmo; conhecer tanto os seus pontos fortes como os fracos e aceitá-los.
Uma vez que você compreenda que é uma pessoa completa - e que as outras pessoas também se sentem pouco à vontade e inseguras de si mesmas - ficará mais fácil dar o primeiro passo. No fundo, todo mundo tem dentro de si uma pessoa confiante e amigável que quer se exteriorizar.
* Acabe com o medo. Milhões de pessoas têm mais medo de falar diante de um grupo do que de morrer. Razão: elas têm certeza que vão fazer papel de bobas.
Mas a maioria das pessoas descobre que depois que se levanta para discursar perante um grupo, ou abordar alguém que não conhece para começar uma conversa, não é nada terrível nem embaraçoso.
O que nós realmente tememos é o desconhecido. A maneira de vencer esse medo é fazendo a coisa que nos assusta e continuar fazendo-a.
As seguintes dicas sobre como fazer amigos, são tiradas do livro de Dale Carnegie, Como Ganhar Amigos e Influenciar Pessoas:
* Não critique, não condene nem reclame.
* Mostre o seu apreço com sinceridade e franqueza.
* Fique genuinamente interessado na outra pessoa.
* Sorria.
* Não esqueça que o nome de uma pessoa é para ela o som mais melodioso e importante de qualquer idioma.
* Seja um bom ouvinte. Encorage os outros a falarem de si mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário