quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Natal sem Stress!

 
 
Adaptado de D.J. Adams
O Natal é um excelente momento para dividir com os outros, reunir amigos antigos e novos, e redescobrir a importância da família e da espiritualidade. Mas o Natal também pode ser desgastante e até frustrante se não administrarmos bem nosso tempo e não cuidarmos do nosso estado de espírito. Eu que o diga! Sou gerente de uma livraria que fica muito movimentada em novembro e dezembro, tenho uma família que quer minha companhia, compras a fazer, festas a ir e assim por diante.
Como normalmente converso com muita gente estressada nesta época do ano, tenho uns conselhos que, espero, ajudem-no a aproveitar ao máximo esta maravilhosa ocasião, sem se deixar levar negativamente por ela.

Mantenha a perspectiva.
Lembre-se da razão do Natal, que é a comemoração do nascimento de Jesus Cristo. O conceito de “paz na Terra aos homens (e mulheres!) de boa vontade” é universal e deve ser compartilhado. Só que, às vezes, é difícil se lembrar dele quando você está desesperado por uma vaga no estacionamento lotado de um shopping, mas vale a pena o esforço.

Planeje-se.
 Por que tantas pessoas ficam chocadas todos os anos, quando, de repente, é quase Natal e ainda não fizeram nada para se prepararem? Sim, você pode esperar o último minuto, mas não seria muito melhor e mais fácil se, com antecedência, escolhesse, embrulhasse e guardasse os presentes no armário? Pode até começar seus projetos de decorações de Natal em julho! Quando dezembro chegar, não terá muito a fazer além de desfrutar o momento — e deixar os menos organizados morrendo de inveja!

Mantenha tudo simples.
Simplicidade é uma virtude. As comemorações como o Natal não precisam nem deveriam ser complexas. Deveríamos dar presentes para demonstrar nosso carinho pela pessoa, não para impressioná-la com a nossa condição financeira. Não se comprometa em fazer dois milhões de biscoitos para a festa de Natal da escola. É importantíssimo participar, mas não se ofereça para fazer algo acima da sua capacidade. Sua família, seus amigos e colegas, o seu bairro e outras pessoas, todos precisam de você, então distribua-o de forma adequada.

Seja caridoso.

A caridade começa em casa, mas não deve parar aí. Os presentes que mais gostamos de dar normalmente são para pessoas estranhas ou que mal conhecemos. Existem famílias no seu bairro cujos filhos não vão ganhar muitos presentes neste Natal? Por que não comprar a mais um brinquedinho, um jogo, um quebra-cabeça ou algo assim para as pessoas que estão passando um momento ruim? Se sua escola ou escritório organizar alguma ação nesse sentido, contribua, se puder. Além de ser gratificante, ajudar os outros é a melhor maneira de aliviar o estresse na sua própria vida.

Planeje momentos tranqüilos.

Para algumas pessoas talvez isso signifique ir a um culto religioso na manhã de Natal. É uma ótima maneira de começar o dia. Para outros, será melhor dedicar algum tempo cada dia para refletir sobre a beleza do Natal. Seja como for, planeje parar, orar e agradecer, enchendo o coração com os bons sentimentos que Deus pode lhe dar.

O Natal é uma época maravilhosa.
Aproveite-a!

Cortesia da revista "Contato"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails