sexta-feira, 22 de maio de 2009

"Toda Araruta Tem Seu Dia de Mingau!"


Este é um ditado popular muito antigo, que significa que se você esperar, sua vez vai chegar, ou algo parecido. É muito engraçado, porque recentemente eu encontrei com duas pessoas diferentes que me contaram que em ocasiões distintas eu usei este ditado quando as estava aconselhando sobre uma situação pessoal que estavam passando. Nós rimos muito ao lembrar o contexto daquele conselho, porque em ambos os casos o conselho foi muito apropriado e ajudou aquelas pessoas no momento em que precisavam de uma palavra amiga, tipo: "aguenta firme amiga, a sua vez vai chegar!" Confia em Deus, não desista! "Toda Araruta tem seu dia de mingau!" Não parece um conselho muito espiritual, e não é! Uma delas me disse que no momento eu solenemente coloquei a mão no seu ombro e lhe disse, " Mariazinha (nome fictício), vou lhe dizer uma coisa:" ela esperou aquela palavra profunda de aconselhamento espiritual, e o que ouviu foi o que menos esperava e o que mais lhe ajudou e nunca esqueceu aquela frase de sabedoria simples e profunda ao mesmo tempo: "Toda araruta tem seu dia de mingau!" Wow! Mas pense bem nessa jóia, essa pérola de sabedoria: "Toda araruta tem seu dia de mingau!" Se você estiver passando uma situação complicada, vendo alguém se dar bem enquanto você está passando por um momento difícil e está desanimado e com a atitude de vítima. Você dá a volta por cima e diz: "Calma, não é por aí! Eu vou sair dessa, eu vou superar!" É impressionante o que uma atitude positiva causa em você. Mesmo que não haja nenhuma mudança aparente, você mudou e decidiu que não vai se entregar ao desânimo e a derrota. A vitória está ao dobrar a esquina. Aguenta só um pouco mais! Você já venceu naquele momento e a vitória completa está à caminho!
Enfim, eu achei engraçado essas duas pessoas terem me lembrado de uma coisa que tinha me esquecido, mas que na época foi um bom conselho e as ajudou a ter a paciência para superar aquela situação e dito e feito, não demorou muito até as coisas mudarem! Então amigo(a), se você estiver passando por um momento difícil, não desanime, aguenta firme, vá a luta, e você vai vencer! "Toda araruta tem seu dia de mingau!"
Pensando nisso dei uma olhada no Google sobre ditados populares e achei algums coisas interessantes:
Você deve estar se perguntando: Mas que diabos é araruta? Aqui está a definição que encontrei:

Araruta
A araruta ou maranta (Maranta arundinacea) é uma planta arbustiva originária da América tropical, cultivada há pelo menos 7000 anos. Conhecida também como agutingue-pé, araruta-caixulta, araruta comum, araruta-palmeira e embiri, suas folhas têm forma de lanças, peludas na parte inferior. As flores são brancas e pequenas. Nascem solitárias ou em panículas terminais e o fruto contém sementes rugosas, de cor vermelho-pálida.

Segundo a sabedoria popular, a araruta tem vários usos medicinais. Considerada como um alimento de fácil digestão é recomendada a idosos, crianças pequenas e pessoas com debilidade física ou com restrições alimentares ao glúten (doença celíaca), o polvilho da araruta tem uma leveza inigualável. Por isso os biscoitos derretem na boca.

Nas receitas de produtos industrializados o polvilho de araruta tem sido substituído pelo polvilho da mandioca ou pela farinha de trigo ou milho. Porém, as donas de casa dos antigos cadernos preparavam suas quitandas, brevidades, mingaus e bolos, de araruta.

Ditado popular

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ditado popular ou Provérbio é uma sentença de caráter prático e popular, que expressa em forma sucinta, e não raramente figurativa, uma idéia ou pensamento. Ninguém sabe quem escreveu estas histórias.

A sabedoria popular tem lá, seus exageros e generalizações. Mas, convenhamos, tem muita coisa que é verdadeira. Provérbios populares são sempre muito diretos. Muitas vezes, servem para explicar uma situação ou um comportamento. Mesmo valendo-se de metáforas, são muito diretos na mensagem.

”Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: aprender.”

É bastante comum ver pessoas dando aulas sobre alguma habilidade técnica ou acadêmica que dominam e sem perceber, menosprezar as habilidades das outras pessoas. Essas pessoas a ignorância e exatamente ignorar o saber dos outros.

“Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca.”

Outra situação comum, a pessoa tem tudo e não dá valor a nada. Apenas quando perde e que se acorda para realidade.

“Se quiser conhecer verdadeiramente um homem, dê-lhe autoridade.”

Quer ver uma pessoa ser ela mesmo de verdade? Deixe ela comandar. Dê-lhe o poder. E comum as pessoas abusarem do poder conferido. Acho que é pela própria natureza humana. Sempre ser melhor e mais atraente dentro de um grupo. E ter sempre alguem para pisar.”Não existe rei sem súditos”.

“Difícil é ganhar um amigo em uma hora; fácil é ofendê-lo em um minuto.”

As vezes uma virgula errada pode ser motivo para a pessoa se ofender.

“O pessimista reclama do vento, o otimista espera que ele mude, o realista ajusta as velas”

Quando você esta em um grupo de pessoas é fácil reconhecer um otimista ou um pessimista. Geralmente destacam-se dos demais. Enquanto o pessimista reclama do destino. O otimista crê que a situação mudará. O realista entende a dificuldade, reflete e faz um ajuste na realidade.

“Lembre-se de cavar o poço bem antes de sentir sede.”

Essa vale para aqueles que não tem noção de tempo, espaço e valores.

“A grama do vizinho é sempre mais verde!”

Esse vale para aqueles que estão sempre insatisfeitos com o que tem. Deve ser também pela natureza competitiva dos humanos. Não basta ter a mulher mais bonita, o carro mais bacana, morar em um bom lugar. Haverá sempre alguem que estará, aos olhos de quem vê, numa situação melhor. Muitas vezes, nem é melhor mas, por ser do outro, se torna mais atrativo.



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela postagem,ela chegou até a mim hoje em um momento que precisava entender o significado de Tal dito popular... Minha mãe fazia uso deste ditado,vc mostrou-me o quão amplo abrangente pode ser a interpretação deste provérbio....
    Acredite o significado que trazia comigo desde a infância em nada corresponde a esta elucidação,pude realizar com esta leitura uma quebra de paradigmas.
    Quando busquei o significado no google na verdade estava procurando respostas para Ansiedade que as vezes me domina em determinadas situações ...
    Letícia vc atingiu seu proposito,hoje seu blog trabalhou a serviço de nosso amado irmão Jesus Cristo !!!
    Mais uma vez obrigada

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails